A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as funções cognitivas e suas bases biológicas e, tenta estabelecer uma relação entre os processos psicológicos e o funcionamento cerebral, utilizando dois grandes grupos de disciplinas: a neurociência e a psicologia. Estuda a interacção entre as Funções Cognitivas (a Memoria, a Atenção / Concentração, a Linguagem, o Pensamento Lógico e Abstracto, o Raciocínio e o Cálculo Mental, a capacidade de Planeamento e as Funções Executivas). Procura esclarecer a relação existente entre determinada área do Cérebro lesionada ou com defeito Funcional e o aparecimento de uma alteração patológica específica do foro Cognitivo, Emocional e Comportamental da pessoa.Ao nível dos adultos a avaliação Neuropsicológica está indicada para situações como:
Demências (Parkinson, Doença de Alzheimer, etc) e outros quadros neurológicos
Lesões cerebrais adquiridas
Quadros psiquiátricos onde as funções cognitivas e funcionais estão postas em causa (psicoses, etc)
Ao nível infanto-juvenil é um ramo da psicologia que utiliza o conhecimento do desenvolvimento cerebral na avaliação e diagnóstico do funcionamento comportamental e emocional. Esta área inclui uma avaliação compreensiva do funcionamento neurocognitivo e neurocomportamental, bem como a avaliação do desempenho académico e do ajustamento psicossocial da criança/adolescente.
A avaliação neuropsicológia na infancia/adolescência está indicada em diversas situações tais como:
Hiperactividade e Défice de Atenção
Dislexia e Perturbações da Aprendizagem
Perturbações do Desenvolvimento Cognitivo
Lesões Cerebrais Adquiridas
Perturbações emocionais e comportamentais
Este Tipo de avaliação é efectuado por Psicólogos Clínicos com formação especializada e experiência na área, integrados em equipa de saúde multidisciplinar
Sem comentários:
Enviar um comentário